As Telas soldadas ou Telas eletrosoldadas, surgiram no Brasil na década de 1950, porém apenas a partir dos anos 2000 começaram a ganhar escala de utilização no mercado da Construção Civil.
As aplicações de telas soldadas na construção civil são diversas, e podem ser empregadas com vantagens sobre a armação manual na fabricação de alambrados, na construção de casas populares, pavimentações em concreto, pré-moldados, entre outros empregos.
O que são Telas Soldadas?
Resumidamente, são estruturas compostas por fios de aço, sobrepostos e eletrosoldados, na longitudinal e transversal, utilizadas para garantir maior resistência, durabilidade e qualidade à construção. A maior parte das telas comercializadas são produzidas com CA60 nervurado, porém podem ser produzidas também com vergalhão CA50.
A sua aplicação evita, por exemplo, o surgimento de fissuras no concreto.

Quais são as Principais Categorias das Telas Soldadas?
Entre as telas soldadas, existem variados modelos e categorias, que podem ser utilizadas em diferentes projetos e aplicações. As opções são definidas pela necessidade de área da seção de aço por metro linear (mm²/m), resultando nos tipos: Q, R, M, L e T. Veja as características:
• Tipo Q — tem a mesma área de seção de aço por metro linear da armadura nos dois sentidos, tando longitudinal quanto transversal, usualmente chamada de malha quadrada;
• Tipo R, M e L — têm a área de seção de aço por metro linear da armadura longitudinal maior que a seção de aço por metro da armadua transversal, chamada de malha retangular;
• Tipo T — tem a área de seção de aço da armadura longitudinal por metro linear menor que a seção de aço por metro da armadura transversal, também sendo uma malha retangular no outro sentido.



O número composto na nomenclatura das telas soldadas é referente a área da seção principal dos fios em mm²/m. Por exemplo, uma tela que é denominada Q92, por exemplo, significa que ela tem a malha quadrada e tem uma área de aço da seção de 92 mm²/m. Já a tela com uma seção transversal de 1,38 cm²/m de aço CA 60 é chamada de T138.
Onde é possível utilizar as telas soldadas?
Seja para construir uma residência ou um prédio, pisos de garagem, galpões ou postos de gasolina, paredes de concreto, capeamento de lajes, contenções, pontes, viadutos, túneis, tubos e aduelas, entre outras diversas estruturas. A Tela soldada oferece uma ótima aderência entre o aço e o concreto, além de contribuir para o controle da fissuração do concreto.
As telas soldadas geram alta produtividade e agilidade ao processo de armação, eliminando algumas etapas como a amarração dos vergalhões, processo este moroso e muitas vezes desgastante para o armador na obra. Além disso garante o espaçamento correto entre as armaduras no processo de concretagem, onde o tráfego de operários em cima das ferragens pode deslocar a armação, comprometendo o devido espaçamento entre armaduras, de acordo com o projeto.
Resumindo, a utilização de telas soldadas pode trazer melhor custo-benefício e qualidade diferenciada para a obra.
Posso adquirir telas soldadas customizadas?
Sim! Normalmente as telas soldadas são produzidas e comercializadas em tamanhos de 2,45 x 6,00 m e 2,00 x 3,00 m, porém empresas como a Bendertec que fabricam telas soldadas oferecem a possibilidade de fornecer telas customizadas, variando tamanhos, bitolas dos fios e as malhas, de acordo com as necessidades do seu projeto, obviamente desde que atenda um volume mínimo de produção. Desta forma a economia e produtividade pode ser ainda maior.
Um ponto importante é utilizar telas soldadas de boa procedência, que realmente sejam produzidas com CA60 de qualidade e pontos de soldas bem executados, e que atendam todos os requisitos da norma técnica ABNT NBR 7481, para que que os benefícios sejam evidenciados na execução da sua obra.
Quer telas de qualidade? Conte com a Bendertec!
Carlos Sebastian — Gerente Comercial