Um dos fatores mais centrais no escopo de qualquer tipo de projeto é o prazo. Na construção civil, isso não é diferente. Entretanto, o esforço é grande para que o cronograma de execução de obras não atrase.
Muitas vezes, isso ocorre porque o cronograma da obra e o planejamento do projeto não estão bem alinhados e não foi feito um sequenciamento completo e um dimensionamento adequado do tempo demandado para cada atividade a ser realizada. Para compreender melhor os impactos disso, continue a leitura do artigo.
Qual a importância de ter um bom cronograma de execução de obras?
Um cronograma bem ajustado em relação ao planejamento, oferece uma grande vantagem para o contratante ou gestor ter a finalização dos projetos e cronogramas em dia. Além disso, proporciona maior agilidade no fluxo de trabalho e eficiência em diversas outras áreas. Por exemplo, como na redução de desperdícios, no incremento produtivo, na diminuição de custos e de demanda por mão de obras. Assim como na identificação de gargalos na operação, entre outras vantagens.
Dessa forma, na etapa de planejamento, é fundamental estabelecer prazos desafiadores, porém viáveis, para o cronograma de execução de obras. Uma maneira de fazer isso é realizar o cascateamento de marcos. Que significa fazer o desdobrando metas maiores em diversos objetivos menores, de modo a compreender tudo o que é preciso para que determinada atividade seja finalizada. Dessa forma, é possível chegar a um prazo factível para cada tarefa prevista no cronograma.
Para saber mais sobre a importância e como elaborar um bom cronograma de execução na construção civil, assine nossa newsletter.