O controle de estoque na construção civil é fundamental para economizar recursos e trazer mais eficiência para o canteiro de obra.
Um estoque sem gerenciamento é um fator crítico para a lucratividade, pois itens atrasados, perdidos ou avariados podem causar problemas no cronograma e custos desnecessários. De fato, há levantamentos que indicam que até 60% dos custos da construção civil vêm dos materiais, o que significa que a administração e controle de estoque podem impactar significativamente nos custos e lucros gerais dos projetos.
Continue a leitura e veja dicas para otimizar recursos e fazer um bom controle de estoque em seu canteiro de obras.
Configure adequadamente os níveis de estoque
Para não faltar insumos importantes nem haver desperdícios, é fundamental definir os níveis mínimos e máximos de cada item de seu estoque.
O nível máximo é aquele que não deve ser ultrapassado, e o mínimo representa a menor quantidade de um determinado material que deve ser mantido em seu estoque para que as obras não sejam interrompidas por falta de insumos.
Para definir o nível de estoque mínimo é preciso fazer um cálculo básico – (consumo médio de materiais diários) x (tempo de reposição). Assim fica mais fácil ter o controle de níveis.
Para um bom controle de estoque, faça a auditoria dos suprimentos regularmente
Muitos problemas de estoque surgem de dados imprecisos, o que inevitavelmente faz com que ocorram perdas, desperdícios e decisões erradas. Sendo assim, registros equivocados podem resultar em falta de materiais ou em excessos, comprometendo os resultados da empresa.
Para ter uma visão precisa de seus níveis de estoque, é importante realizar auditorias regularmente. Dessa forma, o método mais comum para isso é a realização de uma auditoria física, que envolve uma comparação do valor da previsão inicial do estoque com o valor real do estoque disponível.
Outras técnicas incluem o uso de um método de amostragem como contagem cíclica. Essa metodologia é uma contagem periódica em intervalos regulares, podendo ser por dia, semana, mês ou ano. Essa contagem é feita com alguns conjuntos de itens e também é útil para garantir níveis de estoque precisos entre projetos de construção.
Invista em um sistema de gerenciamento e controle de estoque
Todo o processo de gerenciamento e controle de estoque pode ser facilitado e se tornar mais eficiente com o uso de um sistema de gerenciamento de estoque. Por isso, esse tipo de software possui diversos recursos que permitem a administração do estoque em vários locais de construção, melhorias na categorização e nos locais de armazenamento e acompanhamento das alterações nos níveis de produtos em uma plataforma digital centralizada.
Aproveite outras tecnologias para controlar e economizar recursos
Além do software, existem várias novas tecnologias para melhorar o rastreamento logístico e o gerenciamento de estoque. Sendo assim, um exemplo é o uso da tecnologia RFID para rastrear ativos de alto valor nos canteiros de obras.
Essa tecnologia permite saber exatamente onde estão ferramentas, equipamentos e materiais. Dessa forma, isso evita novos gastos com desperdícios, até mesmo de tempo, na busca por insumos necessários.
Acesse nosso blog e confira mais conteúdos para te ajudar a administrar sua obra.