Diminuir o desperdício é fundamental para que sua obra se mantenha dentro do orçamento. Os desperdícios são responsáveis por gastos desnecessários que podem, inclusive, comprometer o cronograma e a continuidade da obra. Ainda, quanto maior o desperdício, maior o impacto no meio ambiente.
Por tudo isso, é fundamental buscar formas de diminuir o desperdício de materiais na sua obra. E é sobre isso que falaremos a seguir. Continue a leitura e confira nossas dicas.
Para diminuir o desperdício, planeje com antecedência
O planejamento completo e a organização adequada significam que menos erros serão cometidos. Isso resulta em menos desperdício de materiais na obra. Por esse motivo, é importante não deixar a etapa de planejamento em segundo plano.
Todas as ações e cada material utilizado nelas devem ser previamente previstos e calculados. Com isso, será possível diminuir o desperdício de modo substancial.
Compre a quantidade certa de materiais
Ainda hoje é comum ouvir expressões como “é melhor sobrar do que faltar”. Essa mentalidade pode gerar grandes perdas com desperdícios de materiais.
O Lean Construction Institute recomenda buscar a opinião de seus funcionários mais experientes para calcular a quantidade mais exata possível de materiais necessários. Consultar o histórico de outras obras também pode ajudar nessa hora.
Armazene os materiais adequadamente
Para proteger o investimento feito e diminuir o desperdício, mantenha os materiais armazenados em local adequado e seguro. Lembre-se de que, além das avarias, furtos também podem estar contribuindo para elevar suas perdas.
Tenha em mente também que alguns insumos são mais sensíveis do que outros e demandam cuidados específicos. A argamassa, por exemplo, deve ser acondicionada em local seco e ventilado para não perder suas propriedades e gerar desperdício.
Utilize aço armado
Você já parou para pensar que essa é uma opção viável e confiável para acelerar e organizar os processos na obra e, ainda, diminuir o desperdício?
Nossos dados indicam que o desperdício de aço nos processos de corte, dobra e armação feitos internamente no canteiro de obras pode chegar aos 14%. Por isso, cada vez mais gestores têm optado pela terceirização dessa tarefa que, entre outros benefícios, elimina o desperdício desse insumo na obra.
Gostou dessas boas práticas para diminuir o desperdício de materiais na sua obra? Então, assine nossa newsletter para receber outras dicas como essa diretamente em seu e-mail!