O 5S se revela como um pilar essencial na construção de uma cultura de transformação nas organizações, e na Bendertec, não é diferente. Sua implementação vai além da organização física do ambiente, promovendo a padronização, a disciplina e o engajamento dos colaboradores.
Em 2024, iniciamos uma jornada transformadora para estruturar a cultura da empresa em um modelo de excelência operacional. Essa iniciativa robusta nos impulsionará rumo à excelência do negócio e à completa satisfação dos nossos clientes.
Mas o que é metodologia 5S?
O programa 5S surgiu no Japão por volta de 1950, após a 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de eliminar a sujeira das fábricas e a desorganização que a guerra proporcionou no país. Os 5S significam os 5 sensos que devemos adotar em nosso dia-a-dia:
O que significa cada S da metodologia 5s?
Vamos ver de uma forma mais aprofundada e com exemplos práticos o que significa cada “s” da metodologia 5S:
Seiri (Senso de Utilização):
É o senso de separar as coisas por tipo ou tamanho para manter no local de trabalho apenas o que é realmente necessário e na quantidade necessária.
Seiton (Senso de Ordenação e Padronização):
O sentido do Senso de Ordenação é efetuar a arrumação dos objetos, materiais e informações úteis, de maneira funcional, possibilitando acesso rápido e fácil.
Seiso (Senso de Limpeza):
O Senso de Limpeza inspira a manter o ambiente sempre limpo e higienizado de maneira habitual e rotineira, pois mais importante do que limpar é não sujar. Considera-se também Senso de Limpeza a conservação da estrutura predial, maquinário, móveis e todo ambiente de trabalho.
Seiketsu (Senso de Saúde e Segurança Ocupacional):
O Senso de Saúde instrui todos para manter as boas condições de trabalho. Saúde significa muito mais do que o bem-estar físico. Diz respeito também a higiene mental, bom clima para o trabalho, conforto e segurança.
Shitsuke (Senso de Autodisciplina):
Autodisciplina é o senso que demonstra maturidade do ser humano. Por meio dele as pessoas expressam conhecimento do que fazer, quais os padrões, normas ou regras exigidas no ambiente onde vivem. Este senso retroalimenta todos os demais.
Voltando a tratar da cultura, para que os 5S sejam colocados em prática, as pessoas precisam estar integradas no programa e cumprir os objetivos propostos. Porém, não adianta somente implantar o programa, sendo que o desafio é conseguir ter “CONSTÂNCIA”, pois ele envolve uma mudança de hábitos, intervindo no comportamento e costumes até então mantidos pelos funcionários da organização.
Benefícios do programa 5s
Os benefícios da implementação da metodologia 5S podem ser observados em várias áreas de uma organização. Aqui estão alguns benefícios comuns:
1. Melhoria da eficiência:
A metodologia 5S ajuda a eliminar desperdícios e a melhorar o fluxo de trabalho. Ao organizar o local de trabalho de forma eficiente, reduzindo o tempo necessário para localizar ferramentas, materiais e informações, a produtividade aumenta.
2. Redução de custos
Ao eliminar itens desnecessários, otimizar o uso de recursos e melhorar os processos, o programa 5S pode levar a uma redução nos custos operacionais. Por exemplo, por meio da diminuição de tempo desperdiçado em busca de materiais, retrabalho devido a erros ou desperdícios de recursos.
3. Melhoria da qualidade
Através da padronização de processos e da manutenção da limpeza e organização, o 5S ajuda a prevenir erros e falhas, melhorando a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
4. Aumento da segurança
Ao eliminar riscos de segurança, como objetos no caminho, ferramentas desorganizadas ou áreas desarrumadas, a metodologia contribui para um ambiente de trabalho mais seguro. Isso reduz o número de acidentes e lesões, melhorando a segurança dos funcionários.
5. Melhoria do moral dos colaboradores
A implementação do programa 5S envolve a participação ativa dos funcionários na organização e melhoria do local de trabalho. Assim, você verá um aumento do engajamento e do moral dos funcionários, pois eles se sentem valorizados e têm um ambiente de trabalho mais agradável e funcional.
6. Melhoria da imagem da empresa
Um local de trabalho limpo, organizado e eficiente transmite uma imagem positiva da empresa para os clientes, fornecedores e visitantes. Isso pode melhorar a reputação da empresa e fortalecer relacionamentos comerciais.
7. Desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua:
A metodologia 5S é uma ferramenta que promove a cultura de melhoria contínua. Ao incentivar a identificação de problemas e a busca por soluções, ela cria uma mentalidade de aprendizado e aperfeiçoamento constante em toda a organização.
Ao implementarmos o 5S, semeamos as raízes para uma cultura de qualidade e excelência operacional, impulsionando o crescimento sustentável da nossa organização e o bem-estar dos nossos colaboradores. É uma jornada contínua de aprendizado e evolução, com resultados concretos e duradouros.
Junte-se a nós nessa jornada!
Alexandre Nascimento – Analista de Qualidade e Excelência Operacional na Bendertec