As barras de transferência são os elementos que possibilitam a execução de movimentações horizontais de expansão e retração, suscitadas pela oscilação de temperatura na estrutura.
Elas também evitam que as placas de concreto trabalhem independentemente das outras, o que leva a um incremento de tensão em determinados pontos e, como consequência, fissuras e empenamento.
Essas barras são usadas em pisos, pavimentos e lajes. Também são utilizadas nas juntas das placas quando é necessário transmitir as cargas verticais de uma placa para outra.
Apesar de serem elementos comuns nos canteiros de obras, nem sempre é claro qual é a utilização mais indicada para as barras de transferência.
No entanto, é fundamental compreender melhor essa aplicação, já que ela está relacionada aos níveis de qualidade e de segurança da obra. Então, continue a leitura para entender melhor porque é tão importante utilizar corretamente essas barras.
O que são barras de transferência e qual sua serventia?
A partir de seu uso correto, as barras de transferência contribuem para se atingir mais qualidade e segurança na execução da obra.
Assim, elas garantem maior planicidade e durabilidade, ajudando a evitar incidentes, retrabalhos e custos extras.
Diferentemente do vergalhão, o uso correto das barras de transferência é entre as placas de concreto armado, ajudando a distribuir as cargas sobre um suporte, como o piso, pavimento, etc.
Para obter os melhores benefícios, o indicado é utilizar barras certificadas e fabricadas industrialmente, como as da Bendertec, já que elas seguem um elevado padrão de qualidade e garantem mais praticidade nos canteiros de obras.
Para saber mais, assine nossa newsletter.