A base disso é o mapeamento de processos laborais, afinal, só é possível melhorar aquilo que é conhecido e mensurado. Sendo assim, com esse trabalho, é possível organizar as etapas da sua obra de modo a alcançar equilíbrio entre o que é planejado e o que é realizado, de acordo com seu cronograma e orçamento.
Se a sua construtora está em busca desses resultados, continue a leitura e confira as dicas para melhorar o fluxo de trabalho dentro da construção civil.
Fluxo de trabalho é a definição, execução e automação de processos nos quais tarefas, informações ou documentos são passados de um colaborador a outro para ação. Isso de acordo com um conjunto de regras e procedimentos.
Dessa forma, coordenam-se tarefas entre pessoas com o objetivo final de melhorar a eficiência, a capacidade produtiva e a lucratividade. Veja, a seguir, dicas para fazer isso.
1. Mapeie os processos
Essa é a chave para saber o que está ou não funcionando bem no fluxo de trabalho. Por isso, após realizar as melhorias, será preciso fazer um novo mapeamento. Esse servirá para documentar como cada processo seu deve ser executado, para treinar novos funcionários e avaliar seu desempenho.
2. Planeje o fluxo de trabalho com antecedência
Desde a pré-construção até o fechamento, não seja reativo, seja proativo, organizando com antecedência o fluxo de trabalho. Isso é fundamental para que sejam priorizadas tarefas que se complementam, minimizando a espera e o desperdício de recursos.
3. Tenha uma comunicação clara e objetiva
Um bom fluxo de trabalho requer comunicação direta entre todos os trabalhadores e partes interessadas. Por isso ter muitos pontos de contato, como sequências de e-mail, pode tornar seu fluxo ineficiente e confuso.
Quando isso acontece, a comunicação é dispersa e pouco clara, levando a problemas de produtividade e eficiência no cumprimento das tarefas.
4. Centralize os dados
De forma geral, as equipes de construção civil são conhecidas por armazenarem seus dados de projeto em diversos lugares diferentes, de arquivos físicos à planilhas do Excel. Dessa maneira, com um sistema focado na construção civil, é possível que sua empresa tenha os dados centralizados.
Armazenar todas as informações dos seus projetos em um único lugar garante consistência, fortalece a comunicação e simplifica o fluxo de trabalho da sua empresa.
5. Automatize as tarefas
A tecnologia facilita e agiliza o fluxo de trabalho. Por isso, avalie quais tarefas administrativas podem ser automatizadas. Como o envio de e-mail marketing para clientes e folha de pagamento, por exemplo.
6. Terceirize serviços
Terceirizar serviços como os de corte e dobra de aço e de armadura pode ser uma boa solução para sua empresa. Pois isso acarreta em um fluxo de trabalho mais fluido e ágil, peças de maior qualidade e para acabar com atrasos e desperdícios.
Quer saber mais sobre melhoria de processos e redução de custos na construção civil? Assine nossa newsletter.